sábado, 7 de dezembro de 2013

O Iluminado


 
Destacado e marcado eternamente como um dos grandes clássicos do terror, o iluminado impressiona não somente pelo terror que induz aqueles que assistem, mas também tem uma história muito ricamente contada, uma produção brilhantemente feita, focando nos detalhes mais ínfimos, sem se importar com o linguajar chulo, cheio de palavrões e com cenas impactantes, que levam o espectador a vibrar diante disso.

Muito forte é a tensão que causa em quem assiste, a começar pelos efeitos sonoros do filme. Mesmo para um filme da época de 1980, ele é único por apresentar tantas musicas de fundo e tantas sonoridades, que deixam o telespectador preso à história, pois mesmo em cenas de pouca importância, ma vinhetas estrategicamente colocada nos induz a ficar intrigados com o que acontecerá a seguir, mesmo não sendo nada.

O foco da história inicialmente parece estar no iluminado, o garoto Danny (Danny Lloid), mas ao longo da trama vê-se que muda muito, ora passando para a mãe dele, Wendy (Sheley Duval), ora ficando no próprio lugar. Mas o foco principal fica em Jack Torrance (Jack Nickolson), que se torna no decorrer do filme tanto o protagonista principal com o antagonista e o impressiona é como isso ocorre.

Vale ressaltar a espetacular interpretação de Jack Nickolson, ele se torna a chave para o sucesso de o iluminado. Suas facetas são memoráveis, ele consegue acompanhar facilmente a transformação do personagem, o que é muito difícil de ser feito, vale lembrar. Parece viver o próprio Jack Torrance, consegue mudar a voz e agir normalmente nas situações inusitadas do filme, como se o hotel estivesse não só mexendo com o personagem, mas também com o ator por trás dele. Tornou- se por este filme um dos mais brilhantes atores, ressaltando a grande cena do banheiro, que ficou gravada como ícone do próprio terror.

Um dos aspectos mais importantes do filme é o tipo de terror criado. O filme foi baseado em um livro de nome homônimo escrito pelo mestre do terror Stephen King, pois só ele para criar algo tão inusitado quanto este hotel. Percebe-se que não é um fantasma que assombra o lugar, mas o hotel é a própria assombração. Ele causa naqueles que o habitam durante o inverno uma espécie de psicose homicida, fazendo com que fiquem loucos, principalmente os homens adultos. Mas o hotel prega muitas peças, ele manda os homicídios, ele causa a loucura em seus hóspedes, vale lembrar a cena que Wendy vê os dois homens no quarto, sendo um deles com uma fantasia no mínimo estranha.

Uma cena que marca o filme também é a morte do protagonista/antagonista. Esta é considerada uma das mais espetaculares mortes do cinema. Fica gravada a visão dele congelado e dá um final a altura de tão grande clássico.

Enfim, uma obra-prima do terror, produzida por um dos mestres dos chamados Terror Dramas, Stanley Kubrick ( Laranja Mecânica / 2001 –Uma Odisseia no Espaço).Tendo um personagem marcante, sendo um dos assassinos mais lembrados, tornando-se vivo graças a um ator digno de reconhecimento. O Iluminado esta marcado eternamente na lista dos melhores filmes de terror de todos os tempos, tendo direito até uma futura sequência, “Dr Sleep”, que esperamos que, mesmo não podendo superar o original esteja a altura dele.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário