quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Critica-Beleza Americana


"Olhe bem de perto"
Nota 5 (Excelente) 
Lançamento (2h02min
Dirigido porSam Mendes
ComKevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch mais
GêneroDrama
NacionalidadeEUA
Como viver uma vida que não tem mais brilho,este é o cenário em que se instaura "Beleza Americana",o primeiro filme do diretor Sam Mendes,lhe rendeu além de um sucesso de público e crítica,o prazer de proporcionar a obra prima de 1999.
 O filme vai muito mais além do que mostrar a infelicidade de uma família,quebra pelo próprio cinema americano o ideal de família feliz que almoça aos domingos em frente a TV,evidencia a falta de afeto,o fim das relações e como momentos bizarros podem ser os mais proveitosos do dia pra alguns.

 A trama de Lester (Kevin Spacey) agraciado com o Óscar,na maior atuação da sua carreira,um homem infeliz,descontente com o trabalho,com o casamento fracassado com Carolyn (Annette Bening),e a relação conturbada com a filha Jane (Tora Birch) tendo na masturbação no banho diariamente seu momento mais alegre do dia,e buscando após demitir-se do emprego sua felicidade.
  A composição dos personagens é perfeitamente na medida,as atuação,maravilhosas,o contrastes com a falsa realidade americana,mais evidente a cada cena,da intolerância ao preconceito como o Coronel Fitts (Chris Cooper),a idealização de aventuras amorosas extra conjugais e o desejo carnal,representado pelo que Lester sente pela amiga de sua filha Angela.
  A critica além de certeira,é emocionante,a narração realista,o pesar da falta de afeto retratada na voz,voz de uma pessoa que deixará os padrões de lado em busca pela realidade,logo no começo uma revelação que norteia o filme,o vencedor do Óscar de 2000,de tanto pisar no calo da busca pela perfeição estadunidense,acaba virando perfeito para eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário